Professora karina kuschnir
Público Alvo: turma de laboratório audiovisual - Ensino Superior
Objetivo:
Fortalecer a autonomia e a criatividade de pensamento dos alunos.
Etapas de desenvolvimento da atividade:
Solicitar fotografias em preto e branco tiradas pelos alunos. Pedir para que eles não mostrem a sua fotografia para os colegas;
Recolher e distribuir 3 ou 4 imagens por grupos. Evitar que o grupo receba fotos de sua autoria;
Pedir para que cada grupo analise as imagens livremente;
Após vinte minutos, solicitar que cada grupo apresente os principais pontos discutidos. Registrar os pontos discutidos no quadro.
Adaptação para o mundo virtual:
Pesquisar imagens antigas e atuais do entorno da escola (Professor);
Separar a turma em grupos .(O essencial seria a separação dos grupos. Contudo, pela dificuldade dessa realização no meio virtual, a turma inteira faria essa análise sem divisão de grupos.)
Distribuir as imagens em preto e branco entre os grupos para promover o diálogo mais aprofundado intra-grupos. (Valorização na observação e novas reflexões a partir do preto e branco);
Pedir para que cada grupo analise as imagens livremente. (Visto que os alunos podem ter dificuldade de expressar ou desenvolver autonomia na análise, devido a faixa etária de idade, o professor pode elencar algumas perguntas para guiar a discussão no grupo (*));
Após um tempo, solicitar que cada grupo apresente os principais pontos discutidos. Registrar os pontos discutidos no quadro.
Mostrar as imagens coloridas
*Exemplo de perguntas:
Como era esse lugar no passado ? O que mudou? O que permaneceu? Teve influência humana?
O que aconteceu lá? Como vocês acham que era viver nesse local?
De que maneira a dinâmica social do local no passado influencia na atual dinâmica?
Pontos a serem abordados:
A influência da cor preta e branca nos aspectos físicos, sentimentais e na percepção do tempo na imagem observada;
Conservação e transformação arquitetônica e urbana;
Dinâmica e comportamento social
Abordagem de questões de patrimônio cultural arquitetônico e urbano:
A atividade proposta pela professora não possui um direcionamento do que deve ser analisado nas imagens.
Na adaptação:
Análise significativa do meio ambiente histórico em que os alunos estão inseridos;
A importância das mudanças e continuidades na construção da memória e identidade do local;
A cor como construção cultural, organizada, agrupada e nomeada pela sociedade que denomina significados (Por que a imagem preta e branca parece envelhecer os elementos? O elemento envelhecido não tem valor? Não é belo? O que determina isso?)
0 Comentários