Atividade: Mensagem fotográfica – Ideia para aula lúdica

Professora  karina kuschnir 

Público Alvo: turma de laboratório audiovisual - Ensino Superior


Objetivo:

Fortalecer a autonomia e a criatividade de pensamento dos alunos.


Etapas de desenvolvimento da atividade:


  • Solicitar fotografias em preto e branco tiradas pelos alunos. Pedir para que eles não mostrem a sua fotografia para os colegas;

  • Recolher e distribuir 3 ou 4 imagens por grupos. Evitar que o grupo receba fotos de sua autoria;

  • Pedir para que cada grupo analise as imagens livremente;

  • Após vinte minutos, solicitar que cada grupo apresente os principais pontos discutidos. Registrar os pontos discutidos no quadro.


Adaptação para o mundo virtual:

  • Pesquisar imagens antigas e atuais do entorno da escola (Professor);

  • Separar a turma em grupos .(O essencial seria a separação dos grupos. Contudo, pela dificuldade dessa realização no meio virtual, a turma inteira faria essa análise sem divisão de grupos.)

  • Distribuir as imagens em preto e branco entre os grupos para promover o diálogo mais aprofundado intra-grupos. (Valorização na observação e novas reflexões a partir do preto e branco);

  • Pedir para que cada grupo analise as imagens livremente. (Visto que os alunos podem ter dificuldade de expressar ou desenvolver autonomia na análise, devido a faixa etária de idade, o professor pode elencar algumas perguntas para guiar a discussão no grupo (*));

  • Após um tempo, solicitar que cada grupo apresente os principais pontos discutidos. Registrar os pontos discutidos no quadro.

  • Mostrar as imagens coloridas 



*Exemplo de perguntas: 


Como era esse lugar no passado ? O que mudou? O que permaneceu? Teve influência humana? 

O que aconteceu lá? Como vocês acham que era viver nesse local?


De que maneira a dinâmica social do local no passado influencia na atual dinâmica? 



Pontos a serem abordados:


A influência da cor preta e branca nos aspectos físicos, sentimentais e na percepção do tempo na imagem observada;

Conservação e transformação arquitetônica e urbana;

Dinâmica e comportamento social



Abordagem de questões de patrimônio cultural arquitetônico e urbano:


A atividade proposta pela professora não possui um direcionamento do que deve ser analisado nas imagens.


Na adaptação:

Análise significativa do meio ambiente histórico em que os alunos estão inseridos;

A importância das mudanças e continuidades na construção da memória e identidade do local;

A cor como construção cultural, organizada, agrupada e nomeada pela sociedade que denomina significados (Por que a imagem preta e branca parece envelhecer os elementos? O elemento envelhecido não tem valor? Não é belo? O que determina isso?) 




0 Comentários

Mais antigos