Atividade: Memória visual espaços e cotidiano - Ideia para aula lúdica

Professora  karina kuschnir 

Público Alvo: turmas de ensino superior


Objetivo: 

Produzir registros gráficos sobre o entorno do campus universitário;

Refletir sobre como lidamos com as informações visuais (espaços e caminhos por onde passamos) no nosso cotidiano;

Compreender que os mesmos espaços são percebidos e significados de formas diferentes pelos indivíduos;

Gerar conhecimento e experiência aos alunos a partir de uma prática de reflexão;

Fortalecer a autonomia do pensamento do aluno.


Etapas de desenvolvimento da atividade:


  • Tirar fotos do percurso no entorno do prédio onde a atividade será realizada ( 60 fotos foram tiradas pela professora e dois alunos);

  • Solicitar material de desenho para a aula; 

  • Abordar o tema: Como lidamos com as informações visuais no nosso cotidiano? O que vemos? O que memorizamos?

  • Escrever o nome de 5 logradouros no quadro;

  • Pedir para que os alunos desenhem, com caneta preta, um mapa contendo esses locais de forma que ocupe a folha inteira. Sem especificar quais elementos devem ser desenhados;

  • Pedir para que os estudantes comecem a registrar graficamente as informações listadas abaixo (*). É fundamental indicar 1 item de cada vez, esperando que todos tenham terminado de desenhar antes de anunciar o próximo;

  • Em seguida, apresentar as fotos dos espaços no Datashow. Primeiro, as mais gerais, depois, as imagens específicas;.

  • Reunir todos os desenhos no quadro e pedir aos alunos que venham à frente observar, comparar, percebendo as semelhanças e diferenças. É bem instigante comparar não só a presença ou ausência de elementos, mas também as proporções, formas e modos de ocupação dos espaços e dos registros;

  • Solicitar, no final da aula, que todos escrevam na parte de trás do seu mapa uma pequena avaliação da experiência. 



*Lista de elementos:

  • árvores e/ou plantas, utilizando a cor verde.

  • lixeiras, utilizando a cor laranja.

  • hidrantes, utilizando a cor vermelha.

  • monumentos ou estátuas, utilizando a cor rosa.

  • bancas de jornal e orelhões, utilizando a cor azul.

  • postes, fradinhos, bancos e mobiliário público em geral, utilizando a cor cinza.

  • grades, utilizando a cor marrom.

  • calçadas e texturas de pisos, utilizando a cor preta.

  • animais, música, comida etc. (A lista continua até esgotar os temas registrados nas fotos.)

Adaptação para o mundo virtual:

  • Tirar fotos do entorno da escola;

  • Solicitar material de desenho para a aula; 

  • Abordar o tema: Como lidamos com as informações visuais no nosso cotidiano? O que vemos? O que memorizamos?

  • Escrever o nome da rua no quadro e mostrar referências de mapas simples com representações gráficas;

  • Pedir para que os alunos desenhem, com caneta preta, um mapa contendo esse local. Sem especificar quais elementos devem ser desenhados;

  • Pedir para que os estudantes comecem a registrar graficamente as informações. É fundamental indicar 1 item de cada vez, esperando que todos tenham terminado de desenhar antes de anunciar o próximo;

  • Em seguida, apresentar as fotos dos espaços a todos. Primeiro, as mais gerais, depois, as imagens específicas;.

  • Pedir para os alunos enviar as fotos para o professor e depois todos observam, comparam, percebendo as semelhanças e diferenças em conjunto.

  • Solicitar, no final da aula, que todos escrevam na parte de trás do seu mapa uma pequena avaliação da experiência, e depois, também enviar para o professor.



Abordagem de questões de patrimônio cultural arquitetônico e urbano:

Análise da arquitetura e da dinâmica da área.

Memória afetiva ou conflituosa 

Relações interpessoais dos alunos com o espaço em que eles habitam, apontando diferentes perspectivas do meio urbano onde esses alunos estão inseridos. 


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